''Nada de admirável sobre Quincy Jones''


''Há uma coisa bonita que acontece com os idosos quando eles sabem que viveram. Eles começam a desempacotar suas vidas e redistribuir suas riquezas, tanto em bens materiais quanto em pérolas de sabedoria. A riqueza da sabedoria que eles têm para compartilhar é lindamente casada com a ausência de arrogância.

Mas não é isso que Quincy Jones está fazendo.

A recente onda de entrevistas de Jones não se lê como um homem que acendeu a chama em sua alma na última etapa de sua jornada, mas como alguém que revela o quão pesada e escura ela é.

Suas histórias abrasadoras não soam com a generosidade do espírito que age como sabedoria, quando as verdades dos idosos queimam o ego dos jovens.

E enquanto muitos leram suas palavras raivosas com alegria despreocupada, eu não conseguiria encontrar motivo de celebração. O Sr. Jones está se revelando ser um homem feio, pequeno e arrogante, cujo gênio musical agora é ofuscado por sua turpitude moral.

Não é particularmente atraente ouvir um homem lhe dizer que ele evita ativamente as mulheres com mais de 42 anos em favor das mulheres jovens o suficiente para ser sua bisneta. Não é especialmente edificante ler sobre o seu desgosto pelos músicos queridos com os quais você o viu ficar de pé e sorrir durante décadas. 

Não revela nenhum grande carisma pisar nas conquistas de novos artistas que conseguiram crescer, apesar da sombra moldada por sua sombra iminente. Não toma qualquer ato de grande coragem ou carisma derramar os segredos dos mortos indefesos. Na verdade, é um tipo especial de covardia se orgulhar de como você ficou de pé e observou as pessoas se comportarem como valentões e monstros e continuaram a participar da sua folia.

Anos atrás, quando a notícia da história bem conhecida de Bill Cosby sobre abuso sexual ainda estava sendo ignorada, eu disse à minha então esposa. "Não entendi sobre este homem que costumava estar acompanhado de Quincy Jones.''

Jones, como Cosby, se beneficia da boa vontade e das luzes indulgentes dos anos 80. Ele é o homem que estava ao lado de Michael Jackson, enquanto seu lendário catálogo de sucessos era criado.
Ele fez We Are The World acontecer.



Mas este também é um homem que trabalhou consistentemente na indústria da música desde a adolescência. Ele passou muitas noites com Miles Davis e heroína. Quincy ficou parado quando Ray subiu no mundo da música e declinou moralmente. Ele estava "ao redor" quando Cosby estava dopando e estuprando mulheres. Quincy Jones parece ter vivido uma vida na periferia da imundície e do hedonismo.

Por sua própria conta, Quincy viu muita merda, mas fora de suas reivindicações auto-comemorativas e inquestionavelmente misógicas de mulher feminina sem restrições, Quincy Jones emerge limpo de qualquer irregularidade ou qualquer propensão que deslocasse a visão pública dele.

Jones está derramando as tripas de outras pessoas, em preparação para uma celebração maciça de sua vida e realizações - novamente. Em 1979, quando sofreu um aneurisma que ameaçava a vida, seus amigos e familiares - muitos dos quais já falecidos e agora tema de disputas - organizaram um serviço memorial de alto perfil, ao qual Jones compareceu com seu neurologista ao lado, no caso de a emoção ultrapassá-lo. 

E agora, com a idade de 85 anos, ele está fazendo um bis, desta vez, se apoiando nos cadáveres dessas lendas e esvaziando suas entranhas sobre eles com um ar cavalheiro que não sugere amor ou lealdade às pessoas com as quais ele conviveu - e Deus sabe mais o quê!

Quando minha mãe chamou para o leito de uma cama para aliviar o peso dela, ela destruiu sua alma de seus segredos, vergonhas e tormentos que ela mantinha dentro. Ela sabia sobre o livro que estava escrevendo, ela simplesmente não sabia se conseguiria vê-lo [ela o fez e, a propósito, ela ainda está aqui]. 

Quando perguntei como contar a minha história a afetaria, mamãe disse, ''Você deve contar sua história, eu tenho que contar a minha. Nós não podemos viver oprimidos para sustentar ninguém mais, mais do que podemos pisar em outras pessoas para nos tornar altos.''

Eu acho que é por isso que eu acho difícil encontrar celebração nas palavras de Quincy Jones sobre os segredos dos outros e seu desdém aparente por quase todos com quem ele trabalhou. Eu sei na minha alma que, depois de 66 anos nesse negócio, ele está jogando bastões de barro com mãos sujas.''

Trechos extraídos do texto escrito por Julian Long -
Q’s an A-hole: Ain’t Nothing Admirable About Quincy Jones’ Spite and Petty

Fonte: http://kinfolkkollective.com